Dados físico-químicos
As seguintes informações sobre cada amostra eram medidas em questão de segundos após a coleta pela sonda multi-paramétrica (o cilindro à esquerda na foto) fornecida pela empresa Hexis, de Jundiaí.
TEMPERATURA
A temperatura da água é uma medida importante para complementar os dados das pesquisas. Pode ser relacionada à salinidade e à presença de alguns organismos aquáticos, pois, dependendo da temperatura da água, existirão diferentes espécies de plantas e animais no local.
CONDUTIVIDADE
É a capacidade da solução de conduzir a corrente elétrica. Quanto maior a quantidade de íons (átomos com cargas positivas ou negativas), provavelmente, maior será a condutividade da água. A temperatura e o pH também podem influenciar na condutividade.
SALINIDADE
É a quantidade de sais minerais misturados na água. Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), as águas podem ser classificadas quanto à salinidade em: águas doces (rios e lagos), salobras ou salinas (mar). Um agente natural muito importante na diminuição do valor de salinidade das águas é a chuva, que diminui a quantidade de sais minerais nas águas, diluindo-os. As águas doces possuem salinidade menor que 0,5.
OXIGÊNIO DISSOLVIDO
É a quantidade de oxigênio misturado na água, disponível para a utilização pelos os seres aquáticos, para a respiração, por exemplo. Assim, o oxigênio dissolvido na água é fundamental para a vida dos organismos aquáticos que o respiram. As principais fontes de oxigênio para a água são a própria atmosfera e a fotossíntese, processo realizado por microalgas. A quantidade de oxigênio dissolvido na água depende de fatores como: densidade e temperatura. Para a classificação do CONAMA, águas da Classe 1 devem possuir concentrações de oxigênio maiores do que 6 miligramas em cada litro de água.
pH
A água é uma molécula formada por átomos de hidrogênio e oxigênio (H2O). Esta molécula pode se separar em H+ e OH -, formas que tendem a ficarem em quantidades iguais na água, devido à suas cargas elétricas. Podemos chamar de solução, um líquido com mais de um componente. Em relação ao pH, potencial hidrogênio, as soluções podem ser classificadas em 3 tipos. Uma solução neutra possui quantidades iguais de H+ e OH– e valor de pH = 7, a solução ácida possui maior quantidade de H+, com valor de pH entre 0 e 7 e a solução básica, tem maior quantidade de OH–, apresentado valor de pH entre 7 e 14. O CONAMA classifica como Classe 1, águas com pH entre 6 e 9. Águas com valores baixos de pH são encontradas, por exemplo, na região Amazônica; valores altos de pH podem ser encontrados em locais onde a água evapora mais do que chove.
Saiba mais sobre pH
O pH é definido como o logarítimo negativo da quantidade (concentração molar) de íons hidrogênio. Isto quer dizer que uma substância com grande quantidade de H+, portanto pequena quantidade de OH-, terá um valor de pH baixo e uma substância com pequena quantidade de H+ possuirá um valor alto de pH. Em relação aos organismos, o pH atua na permeabilidade da membrana celular, ou seja, atua no transporte de substâncias dentro das células do corpo e nas trocas entre o corpo e o meio ambiente.
TURBIDEZ
Cientificamente, é a medida da capacidade da água em dispersar a radiação da luz. Na prática, a medida de turbidez é o quanto a água não é transparente. Alguns responsáveis pela turbidez da água, são pequenos seres vivos como bactérias e microalgas, pedaços de folhas, terra e compostos químicos misturados à água. Águas de Classe 1 do CONAMA possuem valores de turbidez inferiores a 40 UNT.
CLOROFILA
Clorofila é um pigmento verde presente em células de organismos que realizam a fotossíntese, como plantas, algas, microalgas e algumas bactérias. A quantidade de clorofila presente na água pode nos dar informações sobre a quantidade destes organismos na água. Fotossíntese é um processo no qual plantas, algas, microalgas e algumas bactérias utilizam a energia da luz do sol para produzirem energia para suas células. O oxigênio é um dos produtos deste processo e a fotossíntese é a principal responsável pela presença de oxigênio na atmosfera e na água.